“Nosso peso é conseqüência do nosso estilo de vida, do que somos, de como pensamos e agimos”.




EMAGRECER não é apenas uma questão de fechar a boca.
EMAGRECER é um processo FÍSICO e EMOCIONAL, por isso, não é tão simples!
O USO DA PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO é uma proposta que vai ajudar você a ter uma relação definitivamente saudável com a comida, com seu peso e principalmente com você mesmo!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Espelho, espelho meu, existe alguém mais gorda do que eu.....



Engordei de novo! Olha o tamanho da minha barriga.....A cada dia que passa estou mais gorda...deve ter sido aquela maçã que comi ontem....sabia, não devia tê-la comido....Mas hoje vai ser diferente..só vou tomar água..”
Distorção de imagem corporal, (a pessoa se vê maior do que o que ela é), perda de peso em um curto espaço de tempo, parada do ciclo menstrual (amenorréia), interesse exagerado por alimentos, depressão, ansiedade e irritabilidade, exercícios físicos em excesso, progressivo isolamento da família e amigos. Pele seca e amarelada, cabelos finos, secos e quebradiços (pela desnutrição). sentimento de culpa ou depreciação por ter comido mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)
Diante deste quadro, devemos estar atentos para uma patologia cada vez mais comum, Anorexia.
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento.
As pessoas anoréxicas, apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos.
É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
As anoréxicas nunca acham que estão magras o suficiente. Elas se olham no espelho e vêem os seios e o abdômen grandes demais. Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer.
Comorbidade (doenças concomitantes): Depressão, TOC, alternância de fases com Bulimia. hipotensão (diminuição da pressão arterial), osteoporose (rarefação e fraqueza óssea). infertilidade em casos crônicos.
Geralmente são meninas inteligentes, perfeccionistas e bonitas, podem ser traços característicos da personalidade para a Anorexia Nervosa os seguintes: preocupações e cautela em excesso, medo de mudanças, hipersensibilidade e gosto pela ordem, Adoram cozinhar e servir comida para os outros.
Acham que o tratamento é totalmente desnecessário. Vão ao médico apenas para que as famílias as deixem em paz.
Uma das propostas do programa RAFCAL, é ajudar estas pessoas a lidarem com suas angustias, medos, trabalhar a distorção de imagem corporal, pensamentos distonicos,

Um comentário: