“Nosso peso é conseqüência do nosso estilo de vida, do que somos, de como pensamos e agimos”.




EMAGRECER não é apenas uma questão de fechar a boca.
EMAGRECER é um processo FÍSICO e EMOCIONAL, por isso, não é tão simples!
O USO DA PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO é uma proposta que vai ajudar você a ter uma relação definitivamente saudável com a comida, com seu peso e principalmente com você mesmo!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Porque o uso da Psicologia no Emagrecimento?

Emagrecer implica na mudança de estilo de vida. Para emagrecer, o tratamento básico consiste na mudança de hábitos alimentares e de atividade física, comermos menos e gastarmos mais energia. Isso você sabe. Se conseguir, PROBLEMA RESOLVIDO.

Infelizmente, uma coisa é saber e outra fazer! A grande maioria das pessoas SABE O QUE FAZER, MAS NÃO CONSEGUE. Por alguma razão que desconhecem sabotam a própria dieta. Comem fora de hora, após a última refeição, beliscam, comem antes de dormir e sentem-se culpadas e com uma sensação de derrota. A auto-estima que já está lá em baixo...Aí entra a Psicologia.

Para mudar de peso você tem de mudar de comportamento. E mais, emagrecimento não é só mudança de peso. Se não mudar sua relação com a comida, voltará a engordar, se é que conseguirá emagrecer!


Como atua a Psicologia no Emagrecimento?

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, e visa auxiliar o paciente a desenvolver uma melhor qualidade de vida.

Como é uma ferramenta eficaz para se trabalhar e mudar comportamentos, iremos utilizá-la para identificar pensamentos, padrões e crenças errôneas sobre alimentação, e a partir de técnicas, testes e a terapia propriamente dita, iremos buscar novas formas de lidar com as emoções e com a alimentação


Precisamos comer para nossa fome e não para nosso desejo de comer, FOME FÍSICA x FOME PSICOLÓGICA. Muitas vezes a comida entra como conforto, para amenizar angústia, ansiedade, tristeza, ou mesmo como recompensa para o cansaço e estresse.
O equilíbrio das emoções e da nossa alimentação é a chave do sucesso de todo processo de emagrecimento e manutenção de peso.
 
Quais são as vantagens de ficar gordinho?
O que você está ganhando com seu sobrepeso?
Atenção, carinho..
A gordura ao redor do seu corpo funciona como uma capa de proteção, você está se protegendo do que?
Medo de sua sexualidade, medo de enfrentar a vida, desculpa para não arrumar um namorado, um novo emprego??
A psicoterapia é uma aliada que complementa as diferentes áreas de saúde, pois trabalha o ser humano de forma integrado.

Quanto tempo dura o tratamento?

Depende de cada caso. Da reação ao trabalho psicológico, de sua perseverança. Mas leve em consideração algumas coisas: quanto tempo você levou para engordar? Qual o grau de sofrimento que a gordura lhe traz? Qual o prejuízo social e pessoal que você está tendo permanecendo gorda?"

Porque EMAGRECER não é apenas uma questão de Fechar a boca. EMAGRECER é um processo FÍSICO e EMOCIONAL, por isso não é tão simples!




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vaidade em excesso faz mal à saúde!


As mulheres que não se encaixam no padrão vigente - ou seja, a maioria -, sentem-se excluídas e até humilhadas e tendem a fazer qualquer sacrifício em nome da beleza.

Quais são as conseqüências dessa obsessão para as adolescentes de hoje? E como ficam as "diferentes" - gordinhas, baixinhas, mais velhas, negras? 
O excesso de vaidade pode se tornar um problema de saúde pública. Ansiedade e baixa auto-estima são os primeiros efeitos colaterais.

O que cria esse modelo ideal? Mídia, indústria da moda, de cosméticos?

Tudo isso ao mesmo tempo. Sustentamos uma indústria milionária que nos engana, explora e faz sofrer. Porque são poucas, as que podem se parecer com Gisele Bündchen.

Mesmo sabendo que as tops não são mulheres "reais" por que todas caem nessa idéia de querer chegar perto desse modelo de beleza?

Porque por trás disso, há uma indústria que trabalha com todas as armas do marketing e nos vende os seus desejos e vontades. A indústria de cosméticos está entre as que mais cresceram nos últimos tempos.
Temos tido casos de bulimia, de anorexia. Algumas modelos morreram disso. Algumas mulheres morreram fazendo lipoaspiração. Obesidade é outro problema que decorre do estilo de vida sedentário que levamos.

E como se livrar dessa obsessão?

Se aceitando como você é,  aprendendo a gostar de você mesma, tirando partido e valorizando o que mais a diferencia, inventando o seu próprio modelo de beleza e, sobretudo, de bem-estar.

Há muitas coisas que nos realizam na vida e que são muito mais importantes do que um nariz arrebitado ou uma roupa de grife.
Lembrar que valemos muito mais pelas coisas que fazemos, nossa ação na família, no mundo, do que pela mera aparência.

 

Os Florais E Acupuntura Contra O STRESS E A INSÔNIA

INSÔNIA

Sabemos que o sono é tão necessário quanto a água e a comida. Ele funciona como um restaurador do corpo e da mente, capaz de aliviar o cansaço diário e recuperar as forças para o novo dia. Os hormônios de crescimento e a testosterona – formadora de músculos – atuam durante o sono, ao mesmo tempo em que a pele se renova mais rapidamente enquanto dormimos.

 
STRESS

Estamos sempre sem tempo, cansados, preocupados, insatisfeitos, doentes e normalmente esquecemos de SER e nos preocupamos principalmente com o TER.


Esquecemos de privilegiar necessidades humanas vitais como a amizade, o amor , a introspecção, as atividades lúdicas e a convivência. E por tudo isto estamos vivendo em um stress coletivo, onde as consequências normalmente são pessoas tensas ou incapazes de relaxar, constantemente assustadas ou preocupadas, mentalmente exaustas, mais tristes, nervosas, abatidas, frustadas, agressivas, tendo como reações físicas deste stress tensão muscular, ansiedade, insônia, disfunções sexuais, dores de cabeça, alteração no apetite, batimento cardíaco rápido, desigual ou palpitante, respiração rápida, ofegante, agitação, etc..

Normalmente adoecemos e nem nos damos conta das causas de nossas doenças e já corremos em busca de algum remédio mágico que nos tire da dor. Entretanto, vemos que as dores normalmente passam, mas que voltarão novamente até que estejamos dispostos a olhar realmente para dentro de nós mesmos e tentar descobrir o que está causando todo esse desequilíbrio em nosso corpo.

É nesse caminho pelo autoconhecimento que podemos nos beneficiar com a Acupuntura e os Florais .
Os florais trazem à luz da consciência o que realmente precisamos trabalhar para nos livrarmos das causas do sofrimento, juntamente com a Acupuntura, que nos trará equilíbrio e energético e o tratamento de várias doenças.

Espelho, espelho meu, existe alguém mais gorda do que eu.....



Engordei de novo! Olha o tamanho da minha barriga.....A cada dia que passa estou mais gorda...deve ter sido aquela maçã que comi ontem....sabia, não devia tê-la comido....Mas hoje vai ser diferente..só vou tomar água..”
Distorção de imagem corporal, (a pessoa se vê maior do que o que ela é), perda de peso em um curto espaço de tempo, parada do ciclo menstrual (amenorréia), interesse exagerado por alimentos, depressão, ansiedade e irritabilidade, exercícios físicos em excesso, progressivo isolamento da família e amigos. Pele seca e amarelada, cabelos finos, secos e quebradiços (pela desnutrição). sentimento de culpa ou depreciação por ter comido mudanças no caráter (irritabilidade, tristeza, insônia, etc.)
Diante deste quadro, devemos estar atentos para uma patologia cada vez mais comum, Anorexia.
Anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento.
As pessoas anoréxicas, apresentam um medo intenso de engordar, mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 20 anos.
É uma doença com riscos clínicos, podendo levar à morte por desnutrição.
As anoréxicas nunca acham que estão magras o suficiente. Elas se olham no espelho e vêem os seios e o abdômen grandes demais. Uso (geralmente escondido) de diuréticos, laxantes, hormônios de tireóide e pílulas para emagrecer.
Comorbidade (doenças concomitantes): Depressão, TOC, alternância de fases com Bulimia. hipotensão (diminuição da pressão arterial), osteoporose (rarefação e fraqueza óssea). infertilidade em casos crônicos.
Geralmente são meninas inteligentes, perfeccionistas e bonitas, podem ser traços característicos da personalidade para a Anorexia Nervosa os seguintes: preocupações e cautela em excesso, medo de mudanças, hipersensibilidade e gosto pela ordem, Adoram cozinhar e servir comida para os outros.
Acham que o tratamento é totalmente desnecessário. Vão ao médico apenas para que as famílias as deixem em paz.
Uma das propostas do programa RAFCAL, é ajudar estas pessoas a lidarem com suas angustias, medos, trabalhar a distorção de imagem corporal, pensamentos distonicos,