“Nosso peso é conseqüência do nosso estilo de vida, do que somos, de como pensamos e agimos”.




EMAGRECER não é apenas uma questão de fechar a boca.
EMAGRECER é um processo FÍSICO e EMOCIONAL, por isso, não é tão simples!
O USO DA PSICOLOGIA NO EMAGRECIMENTO é uma proposta que vai ajudar você a ter uma relação definitivamente saudável com a comida, com seu peso e principalmente com você mesmo!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dicas para não Engordar no Inverno!!

1.  Nunca pule refeições!
Se você pular uma refeição, ficará faminta na próxima e corre o risco de comer até as borrachas da geladeira... Comer de 4h em 4h horas é o mais perfeito moderador de apetite!
2.  Abuse das sopas!
Caldos à base de legumes que, além de aquecer, são preparações menos calóricas. Mas lembre de deixar o queijo e as torradinhas de lado!
3.  Bebidas quentinhas!
Elas dão uma maior sensação de saciedade. Tome café com leite desnatado e adoçante, troque o chocolate quente pelo chá. O chá verde, por exemplo, é uma ótima opção.
4.  Não se esqueça das frutas!
Principalmente as cítricas, como laranja, limão, goiaba e acerola, pois são ricas em vitaminas e minerais, que aumentam as defesas do organismo e evitam doenças, principalmente as comuns do inverno, como gripes e resfriados.
5.  Planeje suas refeições e lanchinhos!
Tenha sempre na bolsa um lanchinho saudável, pode ser uma fruta, uma barrinha, oleaginosas, iogurte, um sanduichinho...
6.  Beba água!
Não esqueça a hidratação. Embora a transpiração diminua no inverno, nossas necessidades hídricas continuam sendo as mesmas.
7.  Mexa-se!
Aproveite que seu organismo gasta mais energia para manter a temperatura corpórea. A prática de exercício físico não deve ser esquecida no inverno, pois é de grande importância para a manutenção do peso. Procure fazer atividades físicas indoor ao invés de caminhadas e atividades externas, pois o frio pode ser um desmotivador.
8.  Vá para a cama cedo!
Uma notícia boa, dormir também emagrece! Quando você dorme menos do que precisa, desperdiça doses dos hormônios leptina e grelina que regulam o uso de energia e apetite. Portanto, aproveite o friozinho e durma mais!
9.  Seja rebelde de vez em quando!
A proibição gera ansiedade e compulsão, por isso, não é bom eliminar alimentos que você gosta. Escolha uma vez por semana para comer o que você quiser.
10. Cuide de suas emoções!
No inverno, devido à falta de energia solar, as pessoas tendem a ficar mais tristes e dentro de casa, o que pode levar a ataques á geladeira, neste momento reflita: será que estou com fome, ou estou me sentindo triste ou sozinha? Pode ter certeza de que a geladeira não resolverá o seu problema...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

O que é Ansiedade ?

Ansiedade é uma emoção caracterizada por desconforto físico e psicológico, por uma expectativa apreensiva, uma antecipação do futuro (que geralmente é catastrófico). Enquanto o medo é uma reação de defesa diante de perigos reais externos, a ansiedade produz a mesma reação, mas o perigo ou inexiste ou é desproporcional à intensidade da reação.

Quando a ansiedade passa do nível da normalidade?
Quando você sente dificuldade em controlá-la e ela interfere nas suas relações sociais, afetivas e no desempenho profissional, por exemplo, diante de uma prova, fica ansioso, estuda e se sai bem, neste caso a ansiedade foi produtiva. Mas, se é excessiva bloqueia o desempenho, dá “branco” na hora da prova, prejudica o sono na véspera ou não consegue estudar. Aí se trata de um “transtorno de ansiedade”. Se a ansiedade é muito prolongada, intensa e desproporcional à situação, pode torna-se prejudicial à nossa saúde física e emocional.

Sintomas da Ansiedade
Alteração no ritmo da respiração, suor excessivo, só de pensar que terá de enfrentar uma determinada situação.
Evitar lugares e situações por medo de ter sintomas de ansiedade.
Reações desproporcionais em comparação às de outras pessoas na mesma situação.
Sensação de medo, apreensão, sensação de que algo terrível está para acontecer, de que vai perder o controle e ficar louco, preocupação e inquietação constante, e outros.

Repercussões no Organismo
Cérebro: Insônia, depressão, alcoolismo e tabagismo.
Coração: Arritmia, hipertensão, de risco de infarto.
Respiração: Rinite alérgica, asma e falta de ar, palpitação
Sistema Endócrino: Diabetes, problemas de tireóide.
Boca: Bruxismo
Problemas Gastrointestinais: Indigestão, colite, inflamação intestinal crônica, úlcera.
Alterações de Pele: Urticária, dermatite, psoríase, vitiligo.

Psicologia Acupuntura e Ansiedade

A psicologia ajuda você á enfrentar o medo e a superar suas dificuldades. Melhora sua auto-estima e a confiança em você mesmo. Muitas vezes o que tememos não ocorre e muito mais aterrorizante que a situação que tememos é sofrermos por antecipação. A psicologia juntamente com a Acupuntura, (com ou sem agulhas), vai ajudar você a ter uma relação definitivamente saudável com você mesmo!